Metodologia

 “Treino é jogo, jogo é treino”. (Alcides Scaglia)

Baby Fut - (03 á 05 ANOS)

 

Nesta faixa etária, busca-se evoluir a criatividade, os conhecimentos, através de jogos e brincadeiras, despertando o interesse da criança pela modalidade. Melhorando a coordenação motora, e aumentando sua percepção corporal, espaço, noções de direção, tempo e planos. 

Sub 7-  (06 e 07 ANOS)

Além da continuidade no trabalho anterior, inicia-se os jogos educativos e cooperativos, estimulando o trabalho em grupo das crianças. Atividades  ligadas aos fundamentos do futebol.

Nesta categoria, a ênfase nas atividades são para que o aluno vivencie variadas situações no que se refere posicionamento, minimizando a chance de ocorrer uma especialização precoce do aluno. 

Sub 9 - (08 e 09  ANOS)

Nesta categoria inicia-se o trabalho com mais especificidades no fundamentos do futebol;

(uso do membro dominante e não - dominante):

  • Variação de passes:  Parte interna e externa; 

  • Variação de domínio de bola: com o peito, coxa e ambas faces dos pés;

  • Variação de chute: com o dorso e as faces dos pés.

  • Condução de bola;

  • Lateral e Cabeceio.

Além deste trabalho, realiza-se atividades que estimule a visão periférica das crianças e raciocínio rápido (tomada de decisão). 

Sub 11 - (10 e 11 ANOS)

Nesta categoria, além da sequência nos treinamentos dos fundamentos no futebol, inicia-se a implementação de jogos combinados, além dos jogos reduzidos; introdução de variáveis dos sistemas táticos no futebol, inserção de jogadas ensaiadas e especificações de cada posição, demonstrando características de quem as desenvolve.

Sub 13 - (12 e 13 ANOS)

Inicia-se um trabalho com mais diálogos e exposição de ideias dos alunos perante as atividades. Nesta faixa etária, exige-se uma postura de comportamento e rendimento nos treinamentos mais exigentes, resultantes ao esforço físico (á fadiga).

Sub 15 - (14 e 15 ANOS)

Respostas são mais imediatas em relação as atividades, ênfase nos aspectos físicos do aluno, para o melhor desenvolvimento das capacidades biomotoras: força, resistência, flexibilidade, agilidade e velocidade, fatores que influenciam dentro de uma partida de futebol.

Sub 17 - (16 e 17 ANOS)

Nesta categoria trabalha-se em busca de refinar a biomecânica do movimento, aprimorando a parte técnica do atleta. Formação do atleta inteligente taticamente, uma maior autonomia para decisões e mudanças do aluno, perante as respostas do jogo. Nesta categoria, proporciona-se diálogos mais reflexivos com os alunos, sobre assuntos sobre seu cotidiano, comportamento e disciplina.

Apoio: